Alerta Vermelho para o Brasil

A derrota do Santos F.C para o F.C Barcelona hoje (18/12/2011) não deveria servir de lição apenas para o Santos. Deveria servir de lição para todos os clubes de futebol brasileiros.

Messi X Neymar (via: Adustina.Net)

E quando eu digo “servir de lição” não estou me referindo ao estilo de jogo do Barcelona, mas sim para o estilo de administração do Barcelona.
Não é preciso entender muito de futebol para perceber que a administração do clube foi a base para todas as vitórias alcançadas pelo Barcelona nos últimos anos e principalmente em 2011 onde ganharam tudo.
Mais importante que repatriar atletas que fizeram sucesso no exterior, é investir na divisão de base dos clubes e principalmente não vender seus atletas recém formados ao primeiro aceno dos euros.
O Santos só chegou ao mundial de clubes porque tem investido em sua base e revelado grandes jogadores há algum tempo. O próprio Neymar recebeu apoio do clube quando ainda não tinha idade suficiente para treinar na primeira das categorias de base existentes na época.
Mas diante do F.C Barcelona, o investimento do Santos se mostrou pequeno, insuficiente, modesto.

Acorda Brasil, chega de ufanismo, já não somos o país do futebol há muito tempo e esse quadro não vai mudar sem um choque de gestão.