Usurpando o ADSL alheio (Você pode ser a próxima Vitima)

 

O que vou relatar a seguir poderia muito bem ser uma obra de ficção, porem, trata-se da mais pura realidade.

O usuário X (não vou divulgar o nome do envolvido) é uma pessoa comum que utiliza sua internet ADSL de forma moderada. Levado por essa moderação e pelo alto custo do serviço cobrado pelas operadoras locais, o mesmo resolveu se enveredar pelas bandas do 3G.

O 3G infelizmente não supriu sua necessidade e 20 dias depois de cancelar sua linha telefônica, o mesmo resolveu re-contratar os serviços de sua antiga operadora de telefonia usando novamente seu bom e não tão velho modem Dlink 500B GII adquirido em Ciudad del Este.

Tamanha foi sua surpresa quando o técnico da operadora de telefonia (representada por uma empresa terceirizada aqui da cidade) após inúmeras tentativas de acesso ao modem (inclusive com ajuda do suporte de Curitiba via telefone) desistiu da instalação alegando que o modem do usuário X estava defeituoso e que o mesmo deveria providenciar outro modem.

As 16:00hs de ontem (quinta-feira), encontrei usuário X quando o mesmo ia em direção ao centro da cidade na esperança de encontrar um modem barato para comprar já que devido ao horário, comprar no país vizinho estava fora de cogitação e o mesmo não estava disposto a ficar mais um dia sem conexão.

Depois que o mesmo me contou toda a historia, me prontifiquei a tentar resolver o problema já que faço uso do mesmo modelo de modem em casa e tenho alguma experiência no assunto.
Sugeri então que fossemos até minha casa onde poderia analisar melhor o modem testando-o em minha própria conexão.

Já em casa, enquanto tentava acessar o modem via iP, descobri  que o iP padrão da DLink 10.1.1.1 havia sido trocado por outro 192.168.1.254 e após essa descoberta veio outra, a senha de acesso padrão ADMIN também não funcionava mais, tentei todas as senhas possíveis e imagináveis para acessar o modem sem sucesso enquanto usuário X me garantia nunca ter trocada a senha padrão do DLink e muito menos o iP.

Resolvi partir pra ignorância e apelei para o RESET manual que faria o modem Dlink (de acordo com o próprio manual que eu tinha em mãos) retornar sua configuração para o padrão de fábrica. Tentei resetar de todas as formas possíveis e imagináveis sem alcançar sucesso mais uma vez, até ai já se passavam 2 horas de peleia e eu já sem a menor paciência.

Como possuía o mesmo modelo de modem, resolvi então acessar o meu próprio para verificar o “modus operandi” e foi exatamente ai que tive a maior surpresa.

De cara, já não consegui acessar meu modem pelo iP 10.1.1.1 como fizera dois meses antes. Rapidamente, descobri que meu iP também havia mudado para 192.168.1.254 e a senha que também havia deixado como padrão de fábrica ADMIN não me deu acesso ao mesmo.

Naquele momento, ficou claro pra mim que estava diante de uma verdadeira conspiração. Momentos antes estava desconfiando de meu próprio amigo. Imaginava que o mesmo havia sim modificado sua configuração e não tinha “cara” pra admitir o erro, mas quando me deparei com o mesmo problema no meu modem, perai, esse eu tinha certeza que não havia modificado.

Minutos depois, tendo tentado diversos “jeitinhos” para reaver a bendita senha via linha de comando fazendo uso de todo o meu conhecimento de MS-DOS (que não é pouco) e sem sucesso, resolvi apelar para os fóruns de discussão na internet.

Durante mais de uma hora, me deparei com diversos usuários reportando o mesmo problema em busca de solução, como resposta para os solicitantes, diversas opções de gambiarra sem a menor garantia de solucionar o problema. Foram pelo menos 12 fóruns visitados que continham um tópico sobre o problema sem a solução.

Depois de tanta leitura, resolvi afinar a busca levando em conta o que já tinha lido em outros fóruns e finalmente encontrei a solução, sim, alguém havia descoberto a senha.

Esse problema não aconteceu apenas em modems da Dlink, se você está ou esteve com esse problema, segue abaixo um link com a maioria dos usuários e senhas padrão que operadoras de telefonia tem usado nos modems de seus usuários.

LINK PARA SENHAS DE MODEM

LINK ABUSAR.ORG (Que também já está de olho na GVT)

 

Resolvido o problema, fica a questão.

Estamos diante de uma falha gravíssima de segurança já que nossos modems permitem que a operadora os acesse sem que para isso tenhamos que permitir.
Não me lembro de ter lido noticia alguma a respeito dessa possibilidade e muito menos de ter assinado ou permitido verbalmente que minha operadora de telefonia tivesse acesso ao meu modem que foi comprado de um fornecedor sem nenhuma ligação com a operadora e, portanto está (ou deveria estar) desbloqueado para eu usar como bem quisesse.

Com que direito as operadoras de telefonia, acessam nosso modem, mudam o iP, trocam a senha de acesso e bloqueiam o reset manual e nem se dão ao trabalho de informar o usuário desse fato.

Você que está lendo, com certeza deve estar se perguntando “mas afinal, como ele pode ter certeza que foi a operadora quem fez isso?” e eu digo a vocês de forma bem simples.

Tanto no meu modem quanto no modem do usuário X as senhas padrão de fábrica da Dlink mudaram para GVT12345 que por coincidência é a senha padrão do modem que a GVT envia ao cliente que não possui modem próprio.
Liguei para o suporte da GVT em Curitiba hoje (ontem), (só não vou postar o numero do protocolo, pois a atendente foi Hiper Mega Max sincera) e me confirmou que a GVT faz isso sim, mas oficialmente apenas nos modems que ela própria cede ao cliente (com a boa intenção de evitar que o cliente desconfigure seu modem por engano, segundo a atendente).

Fica claro que não só a empresa GVT mas todas as fornecedoras de internet ADSL no Brasil (se vocês procurarem, vão encontrar relatos de todas elas) estão se aproveitando da ignorância da grande maioria dos usuários do sistema para impedirem os mesmo de usar seu modem para se conectar ao sistema da concorrência.

Escrevi esse post para demonstrar minha indignação com o fato, me senti lesado, enganado e usurpado.

Espero que esse texto sirva para facilitar a vida de muitos usuários que ainda não perceberam a mudança e que a qualquer momento vão precisar acessar seu modem sem ter senha de acesso.

Se você que está lendo esse texto é usuário de internet ADSL, confirme agora mesmo se seu modem não foi modificado sem sua permissão também. Ajude a divulgar esse texto para o maior numero de pessoas possíveis.

Vamos espalhar essa informação!
 

 

 

3 comentários sobre “Usurpando o ADSL alheio (Você pode ser a próxima Vitima)

  1. Andre (el-master)

    Hermano el-kaka !!! Quanto tempo !!
    Otimo post, isso relata uma pratica comum em SP e RJ pelo que pude constalar! As operadora “atualizam” os firmwares como querem e depois nem mesmo seus proprios tecnicos conseguem resovler o problema, sobrando sempre a conta para o consumidor !
    Por isso que ADSL nunca mais !! Estou super contente com minha Banda Larga por CABO, essa sim é realmente larga e sem enrolação !

    1. Ahhh que saudades André!! E ai, quando virá visitar a fronteira novamente? Infelizmente aqui a banda larga via cabo ainda não entrou no custo beneficio ideal. Eu mesmo estou usando GVT e 3G da TIM para os deslocamentos. A gente vai se virando como pode e tentando não ser enrolado pelas Teles Mafiosas hehehe

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