Felizes para Sempre?

Chapéuzinho e o Lobo
Chapéuzinho e o Lobo

 

Estava eu essa semana, baixando alguns desenhos animados para fazer uma coletânea em DVD só com contos de fadas para meu filho de quatro anos quando me ocorreu um pensamento interessante, mas mais interessante que o pensamento em si foi o fato de eu perceber que mesmo conhecendo esses contos de fadas de cór e salteado, esse pensamento nunca havia me ocorrido antes.

Já perceberam que a maioria dos contos de fadas clássicos termina com um “e eles viveram felizes para sempre”?

De uma forma mais abrangente, comecei a lembrar do final de algumas das mais famosas telenovelas e constatei que no geral, quase todas mostram em seus capítulos finais alguns (ou vários) casamentos de personagens, sempre propagando a máxima do “felizes para sempre”.

Certa vez, li em uma entrevista de Miguel Falabella as seguintes frases: “Nunca e sempre são duas palavras que só deviam existir nos contos de fadas. São palavras que fazem parte de promessas geralmente impossíveis de serem cumpridas. Mas como é bom ouvi-las, não é mesmo? Graças a elas não sentimos tanto medo e insegurança quando o futuro parece tão incerto…

O que ocorre é que o “para sempre” é uma medida que não se mede, extremamente influenciável e totalmente imprevisível. Bom seria se o casamento marcasse a divisão entre uma era de atribulações e a felicidade eterna né?

A grande verdade é que o máximo que o casamento pode fazer na sua vida é te tirar da seção “contos de fadas” na livraria e te enviar pra seção “ficção, aventura e drama”. Nessa nova seção a princesa de transforma na Bruxa do Mar logo na primeira D.R, o príncipe encantado se transforma num sapo quando acaba o efeito da poção mágica e a princesa acaba se envolvendo com a Fada dos Dentes que sabe usar como ninguém sua “varinha mágica”.

Cheguei à conclusão que contos de fadas levam garotas e garotos ao desapontamento, decidi que mais importante que o “felizes para sempre” é o “felizes neste exato momento”. Cancelei o download dos contos de fadas para o DVD do meu filho, iniciei o download de algo mais próximo da realidade, quem sabe o Shrek…

Um comentário sobre “Felizes para Sempre?

  1. Sandro Marques

    realmente o amor, amor verdadeiro é mais que apenas uma mulher jovem e gostosa, e um homem jovem bem sucedido, o amor é fazer e ser todos os dias nos pequenos gestos, cuidados, atenção, carinho, companheirismo enfim, vai bem alem de apenas sexo ou alguma coisa assim. hoje em dia falta amor verdadeiro, falta compreensão perdão e muitas outras coisas, uma pena !!!

Os comentários estão desativados.